fonte: blog Tummi

Após 5 meses da chegada do coronavírus ao Brasil, notamos diferentes cenários ao redor do país. Em alguma cidades, parece que “tudo voltou ao normal” (se é que podemos dizer assim). Em outras, as restrições permanecem em vigor. Em todos os lugares, inúmeras pessoas ainda se questionam: Por que é tão importante manter o isolamento social?

Se você também tem essa dúvida ou conhece alguém que tenha, continue a leitura e entenda a verdadeira importância do isolamento social.

O isolamento social é considerado, ainda hoje, o meio mais eficaz para diminuir a rede de contágio da Covid-19. 

Entendendo a proliferação

De acordo com pesquisas, uma só pessoa infectada tem potencial para contaminar em média outras três. Esses três indivíduos transmitem o vírus para outros nove. E é assim que o contágio em massa ocorre: os nove replicam para 27 e a proliferação continua rapidamente, em especial, quando o transmissor ainda não apresenta sintomas.

Uma pesquisa da BBC revela que uma pessoa infectada, ao reduzir em 50% seu contato social, diminuiu seu potencial de contágio de 406 pessoas para 15 em apenas um mês. O cálculo também diz que, a cada cinco dias, uma pessoa com o vírus infecta outras 2,5.

Nesse contexto, podemos a entender a importância da responsabilidade individual no meio dessa grande cadeia. A cada momento que optamos por ficar em casa, estamos evitando nós e inúmeras pessoas se contaminem do Coronavírus.

Como o contágio acontece

Uma das principais formas de contaminação do novo coronavírus é por meio de tosse ou espirro, justamente porque esses atos liberam gotículas com o agente patogênico, que pode ficar no ar ou sobre superfícies. Uma pessoa pode ser contaminada ao respirar essas as partículas ou após tocar superfícies infectadas e levar as mãos aos olhos, ao nariz ou à boca. 

Quando pensamos na quantidade de objetos que tocamos todos os dias e a quantidade de pessoas que cruzamos ao sair de casa, já podemos ter noção do riscos. Considerando isso, a melhor saída é ter o menor o contato social!

O distanciamento social é uma forma de prevenção que compõe um conjunto de ações extremamente necessárias. Devemos evitar ao máximo qualquer contato físico entre as pessoas e, quando indispensável, considerar um espaço maior que dois metros. Nesse caso, devemos dispensar os apertos de mãos. 

Atenção com outros (importantes) cuidados

Confira só quais são os cuidados de higiene que evitam a transmissão do vírus, de acordo com o Ministério da Saúde:

  • Lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. 
  • Utilizar o álcool gel quando não há possibilidade de lavar com água e sabão. Também serve para limpar objetos como telefones, teclados, maçanetas e superfícies;
  • Sempre utilizar lenço descartável para higiene nasal. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Caso não tenha o lenço, usar o braço dobrado (e não as mãos) para cobrir o nariz e a boca;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas;
  • Separar roupas e lençóis de pessoas infectadas para higienização separada, e imediatamente após o uso. Caso não seja possível, armazenar os itens em sacos de lixo até a lavagem;
  • Máscaras descartáveis devem ser usadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães em amamentação, pessoas com o coronavírus ou com sintomas. Pessoas em geral devem usar máscaras de tecido reutilizáveis.

Para cuidar de você e dos que estão ao seu redor, siga as instruções do Ministério da Saúde e, sempre que possível, fique em casa!
Caso tenha algum sintoma do coronavírus, faça uma avaliação através do Tummi Coronavírus clicando aqui. É gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *